segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Você é pobre, cego e nu?



Jesus através de João se dirige a igreja cristã que estava em Laodicéia, a fim de conscientizá-la do seu triste estado espiritual. A cidade era um importante centro bancário e de troca de moedas, localizada em um centro comercial próspero. Talvez por isso a igreja daquela cidade fosse constituída de membros bem sucedidos financeiramente que os fazia pensar que era o suficiente para ser uma igreja de valor.

Todavia Jesus refuta essa idéia quando a classifica como sendo “pobre, cego e nu”. Esse estado era parte da descrição da igreja de Laodicéia que a colocava na condição de igreja sem Cristo, inclusive com uma das características mais marcantes de decadência espiritual já citadas na bíblia: a mornidão (Ap 3:15-16).
Sabemos que na condição de homens, estamos sujeitos a pecar, temos limitações e dificuldades. Porém se afirmarmos que somos pobres, cegos e nus, ainda que involuntariamente, estamos nos colocando na mesma condição da igreja em Laodicéia, totalmente contrária a de um cristão que tem o seu coração quebrantado e, mesmo na dificuldade luta para servir a Deus fielmente.

A música é uma arte e no contexto da adoração, lança mão da poesia lírica¹ para expressar os mais profundos sentimentos de um coração dependente de Deus.
Todavia, devemos ter cuidado com tais expressões observando bem a palavra de Deus, pois como escritura divinamente inspirada traz mensagens perfeitamente constituídas com afirmações pertinentes a cada caso.

Portanto a expressão de Cristo para com aquela igreja pode até servir como expressão de adoração. Mas pense bem! Você está no mesmo estado dos crentes em Laodicéia, ou já tem Jesus Cristo morando em você, apesar da sua estrutura? (Sl 103:14).


Gidalti Oliveira
____________________________
1) Gênero Literário, que utiliza elementos que valorizam o “eu” poético para expressão.

Nenhum comentário: