quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VALORES PIONEIROS


Cresci em um lar evangélico. Cumpriu-se em minha família o conselho bíblico de Provérbios 22.6. Contudo, na minha adolescência, eu ficava dividido entre o conservadorismo de alguns irmãos de nossa igreja, principalmente os pastores mais antigos e as idéias de pessoas que achavam o que não era por meio da rigidez, sobretudo quanto aos usos e costumes, que poderíamos manter o título de “sal e luz”. E isso se arrasta até hoje...

Mas o que temos percebido é que, pelo “andar da carruagem” não vai demorar muito para que valorizemos (pelo menos quem preza pelos princípios do verdadeiro evangelho) aquela rigidez citada acima.

Temos visto muitos darem passos a distanciar-se do que é e deve ser a igreja enquanto povo separado. Um dia desses, quando eu chegava a capital do nosso estado, ouvi um anúncio em uma rádio que me deixou pasmo. Era mais ou menos o seguinte:
“Tá de bobeira no sábado a noite? Venha para a AJ! Muita curtição, gente bonita para alegrar sua noite de sábado. Venha se divertir na AJ!”
É... A chamada acima era para um evento cristão!

Ah! O que tem de errado nisso? Você, caro leitor, pode até perguntar-me!

Os anúncios de baladas e festas seculares, que nada tem a ver com crente, na minha cidade e em outros lugares são parecidos com esse acima!

Digamos que fosse uma estratégia para chamar a atenção dos baladeiros... e quando os mesmos chegassem ao tal lugar, se deparassem com uma festa cristã...
Creio que ainda que fosse assim, está errado! A igreja nunca precisou se camuflar para ganhar almas, nem para conquistar o perdido. O que conquista os perdidos é o poder da palavra e a atuação do Espírito Santo!

É a falsa idéia de que o evangelho tem que se adaptar ao momento, a época. Negativo! O evangelho é que muda os comportamentos, a despeito da época! Sempre foi assim e deve continuar assim! “Aquele que é santo, santifique-se mais ainda”. Aquele que demonstra ser separado, diferente (distinto não apenas por dentro, como alguns dizem) deve manter sua posição.

Acho que estou regredindo quanto a nossos princípios e, logo logo, chegarei ao tempo de nossos pioneiros! A progressão de nossos ideais, de nossos valores, pelo menos no formato que estamos vendo, não é saúde nem vantagem para nós enquanto igreja!
Deus tenha misericórdia de nós!


Gidalti Oliveira

Nenhum comentário: